quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

“FOLHETIM SEDE DE SABER – AQUI VOCÊ APRENDE MAIS!”

1-IDENTIFICAÇÃO

NOME DO PROJETO: “FOLHETIM SEDE DE SABER – AQUI VOCÊ APRENDE MAIS!”
NOME DA ESCOLA: E.E.F.M. FRANCISCO MOREIRA FILHO
ENDEREÇO: RUA MANOEL FRANKLIN, 4915
TELEFONE: (088) 3424.3810 /TELEFAX:(088) 3424.3810 ESTADO: CEARÁ
MUNICÍPIO: TABULEIRO DO NORTE
REGIONAL – 10ª CREDE
E-mail: eefmfmoreirafilho@eefmfmoreira.seduc.ce.gov.br
PERÍODO: JANEIRO A DEZEMBRO DE 2009
PROFESSOR ELABORADOR: SÉRGIO WELLINGTON FREIRE CHAVES


Você não pode ensinar nada a um
homem; pode apenas ajudá-lo a
encontrar a resposta dentro dele
mesmo.
(Galileu Galilei)

2 – JUSTIFICATIVA


A comunicação é uma das necessidades humanas mais primitivas. O homem começou deixando sua história impressa nas cavernas através de desenhos e sinais. Com o passar do tempo criou a escrita e muito antes de ser inventada a imprensa, transmitia suas informações oficiais através de leituras de textos em praça pública. No século XIII o poder da informação saiu das mãos dos governantes e passou para as mãos dos comerciantes que afixavam avisos e outros textos manuscritos em muros e pilares. Com a invenção da imprensa foi possível, tecnicamente, a criação do jornal e através de sua disseminação as línguas nacionais se firmaram e serviram como instrumento político, tornando-se um poderoso meio de formação de opinião pública.
O jornal surgiu no Brasil em 1808, mas só a partir de 1980 é que começou a ser usado na educação através de programas para professores e alunos. Entretanto, há muito tempo as matérias publicadas nos jornais passaram a ser consideradas como material didático de qualidade principalmente porque por um baixo preço é possível se ter conhecimento sobre descobertas e atualizações científicas muito antes das publicações oficiais, embora, muitas dessas informações possam ainda sofrer revisões complementares.
Oportuniza também o conhecimento do desenvolvimento da realidade social e mundial sob um olhar crítico, lembrando que uma informação jornalística, mesmo que desatualizada, não perde sua importância passando a ter interesse histórico.
Com o uso do jornal o estudante aprende, na prática, a cidadania, ao conhecer o mundo que o rodeia e está sendo estimulado a opinar, optar e agir, desenvolvendo assim suas próprias idéias.
Constatando a necessidade da escola ter um veículo de comunicação e que fosse elaborado com a participação de toda a comunidade escolar idealizou-se este projeto através de um órgão informativo. Também ele surgiu para divulgar a caminhada educativa desta entidade.
O Jornal Virtual visa a superar o baixo rendimento dos alunos, a partir da melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos etc.

Nossa meta é a autonomia intelectual dos alunos. Por isso ao longo do projeto, eles são motivados para definir os problemas e a examinar as várias alternativas para solucionar suas dúvidas. Usam diferentes áreas do conhecimento, buscam dados nas turmas, com os professores, nos eventos culturais da Escola, pesquisam na internet e nos programas do computador. Fazem leituras, entrevistam pessoas, estruturam o raciocínio, chegam a conclusões, as páginas do JV, e apresentam seu trabalho em público, através do blogger, criado para o LEI, comunicando-se de forma adequada.
Ao oportunizar aprendizagens inovadoras de informática, o Jornal Virtual possibilitará aos alunos da Escola Francisco Moreira, o uso produtivo de seu tempo livre pela convivência numa equipe de trabalho solidário, protagonista, sua comunicação cooperativa com pessoas da comunidade escolar e de outras comunidades, potencializando, assim, sua educação como desenvolvimento humano.

3- OBJETIVOS


a) Gerais
• Divulgar de forma crítica e eficiente os fatos que envolvem toda a caminhada formativa e informativa da Escola Francisco Moreira Filho. Desta forma cremos estar registrando de forma pública e comprovada os acontecimentos que marcaram e que marcarão a trajetória de nossa escola
• Favorecer a escrita, a leitura, a pesquisa do aluno levando-o ao senso crítico.
• Despertar a consciência sócio-cultural e política, a fim d que se torne um agente transformador.
• Viabilizar um verdadeiro trabalho coletivo e interdisciplinar, visando a melhoria da qualidade de ensino com a utilização dos recursos tecnológicos na Educação.
• Sensibilizar a comunidade escolar para as alterações decorrentes da presença da tecnologia da informação e da comunicação no cotidiano e no próprio processo de construção do conhecimento;

b) Específicos
• Desenvolver no aluno o gosto pela leitura do jornal;
• Desenvolver no aluno formas para criar índices que facilitem a recuperação da informação;
• Desenvolver uma aplicação concreta e de utilidade para a escola usando ferramentas computacionais.
• Elabora um jornal informativo, educativo e formativo, visando desenvolver as habilidades.
• Preparar o aluno para a criação de um blogger para o LEI.

4- Metodologia

1º Momento: Formação da equipe de trabalho: professor coordenador, professores da escola, alunos, pais de alunos, funcionários e orientadores técnicos.

2º Momento: Escolha dos temas a serem desenvolvidos.
- O problema da seca
- História do Brasil
- Principais conflitos mundiais
- Água no 3º Milênio
- Drogas / AIDS / DST
- Família
- Comunidade
- Violência
- Direitos Humanos
- Juventude no mundo atual
- Amor
- Saúde
- Ecologia
- Pluralidade Cultural
- Ética
- Minha cidade

3º Momento: Transformação da Sala de Informática numa Sala de Imprensa.
Escolha da Equipe que liderará a Redação do Jornal:
- Diretor: Professor - Coordenador.
- Vice - Diretor : um aluno.
- Editores: Professores e alunos.
- Revisores: Professores (Português) e alunos.
- Caricaturistas: Alunos
- Repórteres: Alunos
- Fotógrafos: Alunos.
- Digitadores: Professores, alunos e técnico.

4º Momento: Preparação do Jornal.
- Escolha dos tema ou temas
- Distribuição das tarefas por disciplina aos alunos.
- Trabalho extra-classe com pesquisas dirigidas, entrevistas, elaboração de caricaturas, produção de gráficos, debates com reprodução na íntegra, fotografias.

5º Momento:
- Seleção dos trabalhos e matérias que serão publicadas no jornal.
- Revisão dos textos.
- Produção do editorial.
- Escaneamento das fotografias, caricaturas ou outras imagens.

6º Momento:
- Montagem gráfica do jornal.
- Distribuição das matérias por seções.
- Montagem da 1ª página.
- Montagem das páginas.

7º Momento: - Publicação no Blogger do LEI.
- Divulgação nas salas de aula.
- Exposição no mural da escola.

8º Momento:
- Leitura do jornal no laboratório, com exploração dos temas e conteúdos abordados.
- Captação de sugestões para o próximo número, inclusive, com a escolha do tema ou temas a serem abordados.

CRONOGRAMA:
EDIÇÃO BIMESTRAL

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