sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PROJETO - MÍDIA: VER, OUVIR E REFLETIR

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO NONATO FREIRE

MÍDIA: VER, OUVIR E REFLETIR

Professores:
Cláuzia Maria de Lima
Maria Elcivânia Machado Sousa

ALTO SANTO
2009

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condição de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”
(Jean Piaget)

SUMÁRIO

Introdução
1. Justificativa
2. Problemática
3. Hipótese
4. Objetivos
4.1 Objetivo Geral
4.2 Objetivos Específicos
5. Metodologia
6. Análise de Dados
Conclusão
Referências Bibliográficas

RESUMO

A realização deste trabalho intitulado “Mídia: ver, ouvir e refletir” partiu da necessidade que os discentes têm em desenvolver um pensamento crítico diante das informações a que são submetidos diariamente. O objetivo deste é incentivar os educandos a construir um senso crítico perante os diversos gêneros transmitidos pelos meios de comunicação de massa e das novas tecnologias, para que se tornem atuantes e produtores de uma linguagem criativa e crítica. Com essa perspectiva a escola, que hoje divide o espaço informador com a mídia, se propõe a discutir tais informações em sala de aula relacionando – as com os conteúdos das respectivas disciplinas e com o contexto social do aluno a fim de tornar o seu olhar mais perspicaz para que munido desta capacidade passe a atuar como agente crítico e transformador do meio em que vive e obtenha resultados mais positivos na sua aprendizagem. Essa linha de ação desenvolve um processo dinâmico e atrativo na formação do conhecimento intelectual, pois está relacionado às leituras que os jovens fazem no seu convívio diário e que deve ser exploradas de forma a torná-los leitores autônomos e produtores competentes de textos e assim engajem-se de forma efetiva na sociedade.
Palavras chaves: mídia – leitura crítica – conhecimento consolidado.

INTRODUÇÃO

O mundo hoje está marcado pelos avanços na comunicação e na informática e por tantas outras transformações tecnológicas e científicas. Essas transformações intervêm nas várias esferas da vida social, provocando mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais. Assim, essa revolução tecnológica que está focada nas tecnologias de informação, remodela a base da sociedade em ritmo acelerado. Essas inovações exigem uma mudança organizacional com enfoque na adaptabilidade e flexibilidade o que garante a velocidade no sistema produtivo.
Diante desse contexto, a sociedade exige um novo cidadão para fazer frente a estas mudanças, capaz de pensar e agir de maneira mais dinâmica e eficaz, estando em constante aperfeiçoamento pessoal e profisisional. Por isso, deve-se priorizar a formação de capacidades intelectuais, como forma de prepará-lo criticamente para enfrentar as transformações da atualidade.
Sabe-se que a formação dos jovens ocorre por meio dos elementos que ele tem contato diário, destaca-se a leitura, que apesar de muitos acharem que os jovens não lêem, se enganam, eles lêem muito: tv, novela, clips, músicas que escutam em rádios, sala de chat, jornais de esporte, revistas destinadas aos teens, tudo advento da mídia. O que acontece é que a maioria não extraem muito dessas informações, fazem apenas uma leitura superficial, sem olhar clínico. Desse modo, entretenimento e informação se misturam sem uma seleção do que é interessante e importante para a construção do conhecimento.
Dessa forma, o educando deve ser capaz de interagir com os textos a que são submetidos aprendendo a selecionar as informações relevantes para sua formação, haja vista que “a compreensão dos processos empregados na mídia e na internet é uma competência para a preparação do cidadão crítico da realidade”. (PCNs p.46).
O jovem deve, portanto, receber uma educação eficaz para tomar decisões críticas quando confrontado com a realidade sabendo situar e relacionar as informações obtidas atribuindo-lhes sentido e convertendo-as em conhecimento pessoal, social e profissional.
Nesta perspectiva, a formação do educando surge como estratégia de formação de cidadão crítico, reflexivo e dinâmico, capacitado intelectualmente e profissionalmente para atender as exigências do mercado, podendo vir a atuar e transformar efetivamente a sociedade.

1. JUSTIFICATIVA

Como está na Enciclopédia Wikipédia “Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.” Diante do exposto, pode-se afirmar que acesso a informação é sinônimo de conhecimento, pois quanto mais informação um indivíduo se apropria, mais conhecimento adquire.
No entanto, observa-se que os jovens, por sua disponibilidade, são “bombardeados” diariamente por milhares de informações transmitidas pela mídia, mesmo assim, demonstram pouca apropriação do conhecimento. Provavelmente, os interesses desse grupo de pessoas não estão ligados a busca pela construção de um senso crítico, mas somente ao entretenimento. Já que, no âmbito escolar, são solicitados a emitirem opinião e interpretarem textos, tarefas aparentemente fáceis, para quem tem acesso a tanta informação, na maioria das vezes não conseguem, argumentam que não sabem.
Diante dessa realidade a EEFM. Francisco Nonato Freire visa trabalhar nos discentes a melhoria dos conhecimentos acadêmicos e culturais pretendendo com o Projeto “MÍDIA: VER, OUVIR E REFLETIR” incentivar a construção de uma visão crítica, partindo das mensagens recebidas pelos meios de comunicação, transformando-os em conhecimentos consolidados para serem aplicados no seu cotidiano.
Essa linha de ação desenvolve um processo de intensa análise das diversas situações de leitura que esses meios oferecem no dia a dia. Para isso, vai ser trabalhado todos os gêneros, filtrando as informações relevantes, discutindo cada intenção expressa.
Dessa forma, cabe a escola promover a formação de um ser reflexivo e crítico para que possa agir e transformar a realidade do mundo em vive, exercendo assim, sua função de cidadão atuante.
INTRODUÇÃO

O mundo hoje está marcado pelos avanços na comunicação e na informática e por tantas outras transformações tecnológicas e científicas. Essas transformações intervêm nas várias esferas da vida social, provocando mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais. Assim, essa revolução tecnológica que está focada nas tecnologias de informação, remodela a base da sociedade em ritmo acelerado. Essas inovações exigem uma mudança organizacional com enfoque na adaptabilidade e flexibilidade o que garante a velocidade no sistema produtivo.
Diante desse contexto, a sociedade exige um novo cidadão para fazer frente a estas mudanças, capaz de pensar e agir de maneira mais dinâmica e eficaz, estando em constante aperfeiçoamento pessoal e profisisional. Por isso, deve-se priorizar a formação de capacidades intelectuais, como forma de prepará-lo criticamente para enfrentar as transformações da atualidade.
Sabe-se que a formação dos jovens ocorre por meio dos elementos que ele tem contato diário, destaca-se a leitura, que apesar de muitos acharem que os jovens não lêem, se enganam, eles lêem muito: tv, novela, clips, músicas que escutam em rádios, sala de chat, jornais de esporte, revistas destinadas aos teens, tudo advento da mídia. O que acontece é que a maioria não extraem muito dessas informações, fazem apenas uma leitura superficial, sem olhar clínico. Desse modo, entretenimento e informação se misturam sem uma seleção do que é interessante e importante para a construção do conhecimento.
Dessa forma, o educando deve ser capaz de interagir com os textos a que são submetidos aprendendo a selecionar as informações relevantes para sua formação, haja vista que “a compreensão dos processos empregados na mídia e na internet é uma competência para a preparação do cidadão crítico da realidade”. (PCNs p.46).
O jovem deve, portanto, receber uma educação eficaz para tomar decisões críticas quando confrontado com a realidade sabendo situar e relacionar as informações obtidas atribuindo-lhes sentido e convertendo-as em conhecimento pessoal, social e profissional.
Nesta perspectiva, a formação do educando surge como estratégia de formação de cidadão crítico, reflexivo e dinâmico, capacitado intelectualmente e profissionalmente para atender as exigências do mercado, podendo vir a atuar e transformar efetivamente a sociedade.

1. JUSTIFICATIVA

Como está na Enciclopédia Wikipédia “Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.” Diante do exposto, pode-se afirmar que acesso a informação é sinônimo de conhecimento, pois quanto mais informação um indivíduo se apropria, mais conhecimento adquire.
No entanto, observa-se que os jovens, por sua disponibilidade, são “bombardeados” diariamente por milhares de informações transmitidas pela mídia, mesmo assim, demonstram pouca apropriação do conhecimento. Provavelmente, os interesses desse grupo de pessoas não estão ligados a busca pela construção de um senso crítico, mas somente ao entretenimento. Já que, no âmbito escolar, são solicitados a emitirem opinião e interpretarem textos, tarefas aparentemente fáceis, para quem tem acesso a tanta informação, na maioria das vezes não conseguem, argumentam que não sabem.
Diante dessa realidade a EEFM. Francisco Nonato Freire visa trabalhar nos discentes a melhoria dos conhecimentos acadêmicos e culturais pretendendo com o Projeto “MÍDIA: VER, OUVIR E REFLETIR” incentivar a construção de uma visão crítica, partindo das mensagens recebidas pelos meios de comunicação, transformando-os em conhecimentos consolidados para serem aplicados no seu cotidiano.
Essa linha de ação desenvolve um processo de intensa análise das diversas situações de leitura que esses meios oferecem no dia a dia. Para isso, vai ser trabalhado todos os gêneros, filtrando as informações relevantes, discutindo cada intenção expressa.
Dessa forma, cabe a escola promover a formação de um ser reflexivo e crítico para que possa agir e transformar a realidade do mundo em vive, exercendo assim, sua função de cidadão atuante.


2. PROBLEMATIZAÇÃO

Os meios de comunicação de massa e as novas tecnologias trouxeram para a realidade dos jovens um mundo de informações.
No entanto, pode-se perceber que a maior parte dos adolescentes não as absorvem de forma crítica, deixando-se manipular pelas ideologias ditadas pela mídia (moda, valores etc) na maioria das vezes. Sendo assim, essas informações não contribuem como seria de se esperar para facilitar a interpretação de textos e a formação de opiniões, bem como em produções interessantes e coerentes.
Portanto, precisa-se orientar de forma eficaz o caminho para o domínio e apropriação crítica dessas informações tornando os discentes seres atuantes na construção de seus saberes, preparando-os para momentos de reflexões, discussões e decisões.

3. HIPÓTESE

Ter acesso à informação não basta. É necessário saber lidar com ela: analisá-la, aprofundá-la, decodificá-la e, após, fazer uma síntese do que realmente interessa, do que é útil, do que transmite de novo, das relações que podem ser estabelecidas, aí, então, se estará construindo conhecimento.
Assim, é preciso que haja orientação sobre como transformar as informações relevantes em conhecimentos. Levando o jovem a um ser crítico diante de tudo que está exposto, não se deixando influenciar.
Dessa forma entende-se que para preparar pessoas atuantes se faz necessário incentivar o espírito crítico e reforçar nos educandos o prazer em aprender e atingir seus objetivos.

4. OBJETIVOS

4.1. OBJETIVO GERAL

Incentivar a construção de uma visão crítica dos educando, partindo das informações obtidas pela mídia, transformando-as em conhecimentos consolidados para o uso no dia a dia.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Explorar os recursos midiáticos;
 Compreender os processos empregados na mídia;
 Oportunizar acesso aos vários meios de comunicação de massa;
 Examinar criticamente as mensagens transmitidas pela mídia;
 Estimular a reflexão sobre a intenção de cada informação expressa pela mídia;
 Orientar os educandos a transformar as informações relevantes em conhecimentos;
 Capacitar o aluno a melhor expressar o próprio pensamento de modo organizado e sistemático, seja na forma escrita ou oral;
 Desenvolver atividades de produções.


5. METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste projeto basea-se nos PCNs que rege que o “...conhecimento que se quer proporcionar ou construir deve ser reflexivo e crítico...” (folhas introdutórias, p. 23), dessa forma as atividades desenvolvidas estão voltadas para a exposição e análise das informações transmitidas pela mídia.
Neste contexto se faz necessário desenvolver atividades como: leitura de imagem, de jornais, revistas, de anúncios, cartazes etc, comparativos entre jornais escritos e televisionados, pesquisas de preferência sobre programas, filmes, músicas, entrevista com equipe que organiza a programação da rádio local, análise de mensagens de celulares, e-mails, MSN e chats, bem como dos anúncios impressos e de comerciais de TV, exame e questionamento sobre as pesquisas realizadas na internet pelos alunos, produção de textos a partir dos gêneros analisados e outras.
O trabalho desenvolvido com a orientação para que o discente seja um ser atuante e engajado na construção do seu saber, consiga focalizar as informações relevantes, interpretando-as e transformando-as em conhecimentos.

6. ANÁLISE DE DADOS
Diariamente os jovens estão expostos a informações imprecisas, das quais não questionam o porquê das respostas. Espera-se que o referido trabalho desperte no educando o hábito de criar um pensamento crítico sobre as situações cotidianas, pois é através das argumentações realizadas no dia-a-dia que se vai construindo o conhecimento.
Assim, o educando deve produzir seu próprio conhecimento, ser capaz de examinar suas atitudes, estimulando seu capital intelectual e atuando no ambiente em que vive.


CONCLUSÃO

As atividades desenvolvidas neste projeto subsidiarão aos educandos a desenvolverem uma postura crítica em relação a leitura dos diversos textos midiáticos, com ênfase na construção do conhecimento, afim de que os mesmos possam inseri-lo no seu dia-a-dia.
Sendo assim, com a exposição e exploração dos diversos recursos e mensagens veiculadas pela mídia, espera-se alcançar o objetivo que é a orientação da construção de um conhecimento consolidado a partir das informações que os educandos são submetidos diariamente.
A escola será o elo entre esses meios e o aluno, possibilitando-lhe que cheguem a um pensamento crítico.
Portanto, o trabalho desenvolvido pela escola através do projeto, refere uma metodologia em consonância a leitura e produção crítica e criativa dos sentidos dos textos midiáticos (novelas, musicais, filmes, clipes, canções, blogs, e-mails, messenger, propagandas etc). Enfim, é um projeto que busca o apoio de toda a comunidade escolar, bem como, tornará esse ambiente mais dinâmico para aquisição do conhecimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CITELLI, Adilson. Aprender e ensinar com texto, não escolares. Vol. 3. 4 ed. São Paulo. Cortez, 2002
CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens. 5 ed. São Paulo. Atual, 2005.
ORTIZ, Renato. Uma cultura internacional-popular. In: ______. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense. 1998.


Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnologia – Brasília: Ministério da Educação. 1999.
DIGITAL, inclusão. Na Revista Nova Escola, edição setembro/2006, ano XXI, nº 195,
SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - Guia do Cursista. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria da Educação à Distância. 2008.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Informação. Acesso em: 22/06/2009.

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