sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM - GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADOR-CURSISTA: ELIVANIA MACHADO DE SOUZA
COORDENADOR DA ÁREA DE LP: PROF. DR. DIONEY M. GOMES
FUNÇÃO: FORMADOR (x ) COORDENADOR ( )
FORMADORA-UnB: Guiana de B. Sousa Izaías No DE CURSISTAS: 19

RELATÓRIO DO MÊS DE SETEMBRO/2009 DIA 04.09.2009 MUNICÍPIO/ESTADO: RUSSAS - CEARÁ

DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS DO MUNICÍPIO

O segundo encontro da Gestão de Aprendizagem Escolar - GESTAR II, ocorreu no dia 04 de setembro de 2009, às 8:00h da manhã na cidade de Russas - Ceará no Centro Vocacional Tecnológico - CVT. O dia foi iniciado com o slide do livro Catador de Pensamentos de Monike Feth e Antoni Boratynski que foram trabalhados os conceitos mais uma vez de gêneros literários e não literários. Em seguida deu-se início a apresentação e montagem do varal de poesias com fragmentos de poemas, remontagem, produção, criação de grupo, individual ou cópia de outros autores, com a referida identificação; assim realizamos uma atividade muito prazerosa onde os cursistas participaram ativamente ficando bastante empolgados para aplicação em suas salas de aulas. Na sequência cantamos juntos em alto e bom som à música “José” letra de Carlos Dummond de Andrade, realizamos a interpretação escrita e oral que foi também, bem aceita por todos que empolgaram - se mais uma vez. Em seguida trabalhamos de forma dinâmica e divertida com as 10 sugestões para trabalhar com textos que foi dividido por duplas para apresentar estas estratégias na prática. Neste dia realizamos ainda estudo do texto “Ampliamos nossas referências” - gêneros textuais: definição e funcionalidade de Marcuschi p. 45 da TP3 que foi retomada as questões do 1º dia. Dando continuidade aos estudamos através de slides estudamos os “Tipos Textuais” e realizamos a aula 08 do AAA3 p.100 que visavam identificar as sequências tipológicas. Houve ainda exibição do vídeo: “O coiso” do grupo “Os Barbichas de Humor-Improvável”, que abordava a descrição e a escolha de palavras que envolvem esse processo. No período da tarde demos início com o texto “As 7 maravilhas do mundo” e refletimos um pouco o que seria realmente maravilha. Dando sequência aos estudos através de slides discutimos, analisamos e chegamos ao ponto o que seria Intertextualidade, Intergenericidade / Hibridação, realizamos ainda a atividade sobre tipos textuais da p.81 da AAA3. Atividade também da AAA3 p.118 e do Avançando na prática p.172, foram realizadas a fim de enriquecer mais os nossos conceitos sobre a temática em estudo. Assim pode-se concluir que foi um dia em que interagimos bastante, muito interessante e proveitoso, todos saíram com propósito de realizar as oficinas em sala de aula e trazer suas experiências no próximo encontro. E assim ao finalizar os nossos trabalhos por hoje fizemos uma auto- avaliação.

Nenhum comentário: