sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM - GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADOR-CURSISTA: ELIVANIA MACHADO DE SOUZA
COORDENADOR DA ÁREA DE LP: PROF. DR. DIONEY M. GOMES
FUNÇÃO: FORMADOR (x ) COORDENADOR ( )
FORMADORA-UnB: Guiana de B. Sousa Izaías No DE CURSISTAS: 19

RELATÓRIO DO MÊS DE SETEMBRO/2009 DIA 16.09.2009 MUNICÍPIO/ESTADO: RUSSAS - CEARÁ

DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS DO MUNICÍPIO

O relatório aqui apresentado retrata a vivência prática dos professores, pois o mesmo apresenta a descrição do terceiro dia do curso de formação continuada em serviço – GESTAR – Gestão da Aprendizagem Escolar em 16 de setembro de 2009, na cidade de Russas. Na abertura do dia assistimos aos slides intitulados Kit de sobrevivência e ao terminá-lo os cursistas participaram acrescentando o que mais poderia fazer parte deste kit, uma dinâmica muito gostosa e divertida que todos participaram. Em seguida realizou-se a oficina dos trabalhos que deu oportunidade aos educadores apresentarem as atividades realizadas em suas salas de aula, mostrando a todos o que tinha dado certo e errado, observado com foi aplicação das atividades em escolas diferente e o que às vezes deu certo para uma não foi a mesmo desenvolvimento para outra escola. Foi exposto na sequência o filme de curta metragem “Vida Maria”, com análise das cenas, personagens, local, questões, culturais, abordagem da leitura e da escrita. Realizamos a leitura do Iniciando Nossa Conversa TP 4 e com ela houve uma conversação sobre letramento e alfabetização refletindo sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano, na sequência assistimos à exibição de slides com os assuntos referente a letramento e alfabetização tendo explicação e comentários dos mesmos. A atividade da aula 2 – AAA4 intitulada Imagens do dia a dia nos fez refletir sobre as imagens cotidianas que muitas vezes passam despercebidas em nossa rotina, com a leitura coletiva do texto, Circuito Fechado, tornou a aula prazerosa diante de todos presentes. Dando sequência houve questionamento em grupo através da pergunta Por que meu aluno não lê?, oportunizou-se espaço para que os cursistas pudesse expor suas opiniões a respeito do assunto mencionado, e essa interação foi importante pois serviu para refletirmos quais as estratégias temos traçado para trabalhar a leitura. Logo em seguida trabalhamos uma dinâmica de produção de texto coletivo que realizou-se da seguinte forma, primeiramente aconteceu a distribuição de papéis, em seguida pediu-se para que todos começassem uma história, quando o orientador bater palmas todos deveriam passar o papel para seu lado direito e o colega deveria dar continuidade a história, no final pode-se analisar os todos os aspectos do texto, foi muito divertido, os educadores ficaram envolvidos com as histórias e compartilhamos com a leitura coletiva da atividade realizada. No turno da tarde exibiu-se em slides o livro “Olha o olho da menina” do Ziraldo na qual realizou-se uma conversa sobre o texto e comentários acerca do envolvimento do professor com a sua comunidade. Em seguida realizou-se a leitura dos depoimentos de Patativa do Assaré o qual fala sobre as suas práticas de leitura e de Paulo Freire contando como aprendeu a escrever quando ainda criança. Vimos ainda um vídeo do salto para o futuro, alfabetização, leitura e escrita – parte II, o qual fizemos uma reflexão, debate a respeito do assunto. No entanto encerramos o dia com uma auto avaliação e uma experiência de crescimento cada vez maior de um trabalho consciente e responsável além de prazeroso como tem sido os encontros do gestar aqui em Russas no Ceará.

Nenhum comentário: