sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM - GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADOR-CURSISTA: ELIVANIA MACHADO DE SOUZA
COORDENADOR DA ÁREA DE LP: PROF. DR. DIONEY M. GOMES
FUNÇÃO: FORMADOR (x ) COORDENADOR ( )
FORMADORA-UnB: Guiana de B. Sousa Izaías No DE CURSISTAS: 19

RELATÓRIO DO MÊS DE OUTUBRO/2009 DIA 06.10. 2009 MUNICÍPIO/ESTADO: RUSSAS - CEARÁ

DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS DO MUNICÍPIO


O quarto encontro do GESTAR II – Gestão da Aprendizagem Escolar, também ocorreu na cidade de Russas – CE sede da 10º CREDE, no dia 06 de outubro de 2009, ás 8:00h da manhã no CVT. Iniciamos às atividades do dia com realização da oficina, mostrando como foram desenvolvidas as atividades em sala de aula pelos cursistas, os mesmos apresentaram suas experiências através de relatos, fotos, atividades dos educandos, slides e também puderam perceber como ocorreu em outras cidades, em outras turmas atividades semelhantes e diferentes das escolhidas por eles. Na seqüência tivemos a exibição de slides “Segredos da vida” que nos fizeram refletir sobre a essência da vida, em seguida realizamos ainda comentários acerca deste livro e da organização das idéias. Realizou-se ainda a leitura do trecho da TP4 p.121 e atividade 9 da TP4p.132. Logo após realizamos a dinâmica Vender objetos / coisas sem valor, trabalhando com o poder convencer, argumentar, e produção de textos escritos. No retorno ao turno da tarde assistimos ao vídeo Auto-racismo e refletimos. Em seguida realizamos a conversação sobre a elaboração dos projetos, relatórios e diário de bordo. Realizou-se ainda atividade de leitura do texto “Trem de Ferro” também contada por todos os cursistas, texto de Manoel Bandeira. Foi oportunizado aos cursistas a realização das questões da TP 5 P. 18. Continuamos os estudos do dia através da exibição de slides sobre Estilística, que foram também desenvolvida atividade a partir da aula 2 da AAA5 p.19. Vimos ainda à poesia na música para compreender a noção de estilo a partir da leitura de poemas, leitura com partilha do avançado na prática, TP5 p.40 e jogo da mímica TP5, p.80. Os estudos também prosseguiram através da apresentação de slides sobre Coerência o qual foi realizado uma dinâmica que dividia em grupos para montagem de um tangam e elaboração da regra. Trabalhamos também com coerência em textos não verbais. O desenvolvimento da dinâmica que trabalha da coerência de livros também foi muito interessante que incentivou ainda a participação, em seguida foi realizado sorteio de livros xerocados para os cursistas. Ao finalizarmos mais um encontro os cursistas tiveram a oportunidade de fazerem uma auto avaliação.

Nenhum comentário: