quarta-feira, 17 de março de 2010

Autoavaliação

Fazendo uma autoavaliação no decorrer do Programa de Gestão Escolar - GESTAR II, pude perceber que participei de forma positiva durante o desenvolvimento das atividades sugeridas, realizando ainda estudos e analisando mais profundamente as TPs – Cadernos de teoria e prática do programa em desenvolvimento. No que se refere ao cumprimento dos horários tanto presencial quanto para estudos teóricos, procurei cumprir também de forma significativa a fim de aprimorar meus conhecimentos e poder ter mais segurança para tirar as minhas dúvidas e em seguida as dos meus cursistas. Ao marcar cada encontro planejei seguindo as orientações e sugestões oferecidas por minha tutora Guiana de Britto. Quanto à criatividade e inovações pedagógicas acredito que sou uma pessoa que busco sempre o novo, não só nos cursos aos quais participo, mas em todo o meio em que convivo e para que nossos encontros não se tornem muito monótonos, pois sempre tento me colocar na posição dos cursistas e sei que os mesmos não suportariam as mesmices. Algumas falhas minhas tem acontecido na comunicação com a formadora da UNB, mas ao me sentir preocupada sempre entro em contato com a mesma para tirar dúvidas nem que sejam administrativas, mas já no que se refere ao cumprimento do memorial e relatórios, estou em dias e sempre envio todos a fim de que sejam analisados e retornados para que eu possa fazer as correções devidas. A elaboração e construção do meu portfólio foi o eletrônico (este BLOG), porém tenho feito também um de papel que costumo chamar de Diário de Bordo onde estão registradas as atividades dos cursistas e algumas de seus alunos, conforme o apresentei no seminário de avaliação em Fortaleza-Ce. No tocante ao relacionamento com outros formadores tive um pouco de dificuldade e sempre procuro trabalhar isso, mas percebo que só consigo me soltar mais quando já tenho certa amizade (isso é um fato que me policio bastante), já com os meus cursistas tenho mais proximidade, são pessoas acolhedoras e sempre trocamos experiências, nossos encontros sempre oportunizam isso a todos sem distinção alguma. No entanto quanto as visitas as escolas, sei que não cumpri muito bem esta etapa, pois moro em uma cidade que não é a mesma da 10ª CREDE, não tenho transporte disponível para realizá-los, e mesmos assim visitei algumas escolas, a superintência conforme coloquei na minha autoavaliação sempre faz este elo entre as escolas e nossa coordenadoria fazendo o repasse de todo o desenvolvimentos dos programas nas escolas. Portanto, agradeço imensamente a todos que me deram esta oportunidade, a 10ª CREDE na pessoa da coordenadora da superintendência Francesca Danielle, a UNB na pessoa da tutora Guiana de Britto, pois foram e tem sido fundamental neste processo e sempre as guardarei com muito carinho em minhas lembranças. OBRIGADA pela minha primeira oportunidade.

Elivania Machado de Souza
Formadora

Nenhum comentário: