terça-feira, 9 de março de 2010

Planejamento do 6º Encontro

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II - 2ª FASE

Formadora: Elivania Machado de Souza
Dia: 10.03.2010
Local: CVT de Russas-Ceará
1º dia (Manhã)
 Acolhida (15 min.):
• Slides “A lógica de Eistein”.
 Dinâmica de incentivo à partilha de experiências obtidas com a atuação com os cursistas: “Construção do boneco” (30 min.):
Material: papel pardo, canetinhas, tesouras, fita adesiva.
Descrição: O coordenador da dinâmica deve montar dois grupos. Se houver mais pessoas, elas se encarregam de observar a dinâmica para, posteriormente, relatarem suas impressões.
O primeiro grupo deverá montar um boneco, usando folhas de papel pardo, mas trabalhando em equipe. Para isso, deverá trabalhar em um canto da sala onde não possam ser visualizados pelas pessoas do outro grupo.
O segundo grupo montará o mesmo boneco, mas não em equipe. Cada pessoa do grupo deverá confeccionar a parte do boneco que lhe couber (as 20 partes do boneco, a seguir, precisam ser designadas a elas), sem revelar sua parte nem se comunicar com as demais pessoas do grupo (para que isso ocorra é recomendado que se sentem longe umas das outras). As partes do boneco são as seguintes:
1ª parte: cabeça.
2ª parte: orelha direita.
3ª parte: orelha esquerda.
4ª parte: pescoço.
5ª parte: corpo (tronco).
6ª parte: braço direito.
7ª parte: braço esquerdo.
8ª parte: mão direita.
9ª parte: mão esquerda.
10ª parte: perna direita.
11ª parte: perna esquerda.
12ª parte: pé direito.
13ª parte: pé esquerdo.
14ª parte: olho direito.
15ª parte: olho esquerdo.
16ª parte: sobrancelha direita.
17ª parte: sobrancelha esquerda.
18ª parte: nariz
19ª parte: boca
20ª parte: cabelos
Dar aproximadamente 10 minutos para a montagem dos bonecos. Os participantes do segundo grupo não podem se comunicar, de modo que irão confeccionar partes de tamanhos diferentes, porque não trabalharam em equipe.
Em seguida, o coordenador deve pedir para as equipes montarem no mural/parede, com fita adesiva, seus respectivos bonecos, simultaneamente.
Consequências:
O 1ª grupo terá um boneco mais uniforme, formado de partes proporcionais;
O 2ª grupo, por não ter trabalhado em equipe, farão um boneco com braços, pernas e outros membros de tamanho desproporcionais.
Pedir para os observadores ou os próprios integrantes dos grupos falarem sobre o que observaram e a quais conclusões puderam chegar sobre a execução do GESTAR II nos municípios. Provavelmente, serão várias as conclusões, mas a mais esperada é a de que, nos dois primeiros dias deste reencontro, a socialização de anseios, resultados, dúvidas é muito importante, pois, embora estejamos ‘separados’, somos uma equipe integrada.
 Dinâmica da FOFA (30 min.)
• Ainda em grupos, fazer um quadro contendo: FORÇAS, OPORTUNIDADES, FRAQUEZAS e AMEAÇAS; considerando o que é comum ao grupo em relação à implantação e implementação do Gestar II em seus municípios. (15 min.)
• Em seguida, será montado um quadro único com as informações dos dois grupos.(15 min.)

 Slides com o texto: “Gaiolas e asas”, Rubem Alves (15 min.):
• Reflexão e comentários.
 Apresentar através da criatividade de cada cursista as experiências desenvolvidas em suas escolas. (OFICINA)
 Orientar a elaboração do portifólio e do projeto que está sendo desenvolvido pelos cursistas em suas escolas.
 Unidade 01 – TP 01 - Iniciando nossa conversa p.13 e AA1 aula 01

1º dia (Vespertino)

 Slide: Encare as mudanças.
 Reflexão do grupo sobre o slide acima.
 Vídeo: Educação e vida (30 min)
 - Debate acerca do vídeo.
 Dinâmica do quadrado.
 Texto: Assalto
- Usando as variedades linguísticas - Ensinar partindo da realidade social das crianças, de suas vidas, do que elas sabem e
gostam.
Refletir sobre o sotaque, o tom de voz, o modo como utilizam as construções sintáticas, as
referências e tantas outras marcas.
Identificar as variedades linguísticas que concorrem para a construção de sentido.
 Atividade do AAA1 p.27 , 28 e 29 aula 04.
 Estudo da Seção 02 - Unidade 04 – As várias formas da intertexualidade. p.139 – TP1
 Estudo – O texto literário p. 67 Unidade 02 – TP 01 Atividade 07, 08 e 09.
 Depoimentos sobre o GESTAR.
 Avaliação desse 1º dia.

Nenhum comentário: