segunda-feira, 8 de março de 2010

Planejamento do 3º dia

GESTAR - GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
3º DIA – GESTAR
Planejamento

IDENTIFICAÇÃO:TP 4
UNIDADES 13, 14, 15, 16


OBJETIVOS
Unidade 13
Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano;
Relacionar o letramento com as práticas de cultura local;
Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.

Unidade 14
Reconhecer texto e o leitor como criadores de significado;
Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio da leitura.

Unidade 15
Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender;


MANHÃ (3º dia)
Mensagem em slide - Kit de sobrevivência
Oficina – Compartilhando Experiências.
Apresentação do filme de curta metragem: “Vida Maria”.
Análise das cenas do filme: personagens, local, questões culturais, abordagem da leitura e da escrita.
Leitura do Iniciando Nossa Conversa – TP 04, p. 13;
Conversa sobre letramento e alfabetização.
Exibição de Vídeo – Salto para o Futuro: letramento e alfabetização
Explicação e comentários.
Produção de texto coletivo
Distribuição de folhas de ofício, lápis coloridos. Em seguida pede para que os cursistas inicie quando o formador bater palmas todos os cursistas irão passar o papel para o seu lado direito até que todos tenham participados. Assim irá ser produzir o texto que poderá vir acompanhado de uma música instrumental.
Atividade: A partir da Aula 2 do AAA 4, p. 17:
“Imagens do dia-a-dia”: ler o texto; marcar com lápis de cor as sequências correspondentes a cada momento descrito e seguir com a atividade proposta.
Produção de texto coletivo – Escolha de um gênero.
Utilização de papel madeira e lápis de cor.

TARDE
Mensagem: Ratoeira
Exibição de slides: Livro “Olha o olho da menina” – Ziraldo.
Conversa sobre o texto e comentários acerca do envolvimento do professor com a sua comunidade.
Divisão por equipes de cada unidade para simulação de como trabalhar a TP4 em sala de aula.
Leitura dos depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire, p 19.
Divisão de equipes para apresentação de como é trabalhado a leitura e a escrita na escola.
Leitura do “Resumindo”, p.31 e do “Lembrete”, p.34.
Atividade 9 da TP 4: p. 35-39.
Leitura e reflexão do trecho p. 84
Atividade: A partir da Aula 1 do AAA 4, p. 111:

Avaliação.

Iniciando Nossa Conversa – TP 04, p. 13.
Depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire – TP 4, p. 19.
Resumindo”, TP 4, p.31 e “Lembrete”, TP 4, p.34.
Trechos: TP 4, p. 84 e p. 121.
Texto Por que meu aluno não lê? – TP 4, p. 147.
“Avançando na prática”: Palavra, TP 5, p. 40.
Lápis de cor, aparelho de som, data-show ou retroprojetor, tela para projeção, som, aparelho de
DVD, pincéis coloridos.

Nenhum comentário: