PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADOR-CURSISTA: ELIVANIA MACHADO DE SOUZA
COORDENADOR DA ÁREA DE LP: PROF. DR. DIONEY M. GOMES
FUNÇÃO: FORMADOR (x ) COORDENADOR ( )
FORMADORA-UnB: Guiana de B. Sousa Izaías Nº DE CURSISTAS: 19
RELATÓRIO DO MÊS DE MARÇO/2010 - DIA 10.02.2010 -
MUNICÍPIO/ESTADO: RUSSAS - CEARÁ
DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS DO MUNICÍPIO
Aos dez dias do mês março do corrente ano, reunimo-nos para mais um encontro do Programa de Gestão Escolar – GESTAR, no CVT da cidade de Russas – Ceará. O encontro foi bastante significante pois serviu para unirmos as forças mais uma vez e compartilhar experiências. Após o lanche da manhã, dividiram-se as turmas de português e matemática, ambas para suas salas a fim de realizar as atividades propostas do dia. Então começamos com uma acolhida, e a exibição dos slides “A lógica de Eistein” e assim refletimos sobre a mensagem transimitida. Em seguida realizamos a dinâmica da construção do boneco a qual o primeiro grupo montou a partir da coletividade com os amigos e o segundo grupo cabia a ele responsabilidade de montar o boneco com as partes fragmentadas sem que ninguém estivesse vendo a parte que o outro fizera, no momento foram levantadas questões para que o grupo pensasse e refletisse sobre a dinâmica proposta, e ao chegarmos a conclusão desta dinâmica percebemos que o trabalho realizado em equipe teria um melhor resultado. Na sequência realizamos uma outra atividade a dinâmica que retratava as forças, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças para um melhor desenvolvimento do programa em seus municípios e assim montamos um único quadro condensando as respostas de cada professor/cursista. Dando continuidade apresentamos os slides com o texto “Gaiolas e Asas” de Rubem Alves o que ocasionou o levantamento de várias questões. Na sequência, realizou-se a apresentação da oficina que favoreceu a troca de experiências desenvolvidas em suas escolas. Também abrimos espaços para orientação do portifólio e do projeto que está sendo desenvolvido pelos cursistas nas escolas. Continuamos a nossa manhã com o texto iniciando a nossa conversa da página treze e do AAA 1, aula 01. No turno da tarde iniciamos com os slides “Encare as mudanças” e reflexão do grupo sobre os slides citados. Na sequências assistimos ao vídeo “Educação e vida” o qual favoreceu uma nova discussão sobre a temática. Realizamos na sequência a dinâmica do quadrado, o estudo do texto “Assalto”, usando as variedades linguísticas, ensinar partindo da realidade social dos educandos, do que eles sabem e gostam e ainda refletir sobre o sotaque, o tom de voz, o modo como utilizam as construções sintáticas, as referências e tantas outras marcas. Dessa forma partimos para realização da aula quatro do AAA 01 página vinte e sete. E assim ao concluirmos mais um dia de encontro satisfatório, pediusse aos cursistas que fizesse seus depoimentos sobre o desenvovimento do programa e finalizamos com a avaliação do dia.
sábado, 13 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário