segunda-feira, 8 de março de 2010

Sugestão para trabalhar leitura

Literatura na sala de aula: desperte o prazer pela leitura

Possibilidades e jogos de leitura

Fazer a leitura em voz alta de alguns capítulos da obra: alunos e professor intercalando a leitura e criando curiosidade quanto ao resto da história. É muito mais divertido do que uma leitura solitária;
Jogo de incorporação à leitura: escolhemos um capítulo ou trecho e fazemos algumas marcas no texto (a cada duas ou três linhas). Um aluno inicia a leitura em voz alta e, seguindo uma ordem estabelecida antecipadamente, um novo aluno começa a ler a cada marca do texto, até que todos estejam lendo juntos;
Feira de leitura: o grupo encarregado da atividade anunciará — como faziam os leiloeiros antigamente — que em determinada hora e lugar será feita a leitura de certo trecho do livro. Também farão cartazes anunciando o grande acontecimento;
Leitura dramatizada: um grupo prepara a narração de algum capítulo da obra para contar aos outros (ao ar livre), utilizando imagens seqüenciais dos fatos. Os narradores podem vestir-se conforme o estilo da época e pode-se encenar alguns personagens;
Leitura musical: cada grupo fica responsável por um capítulo e escolhe uma música que combine com o trecho a ser lido. Durante a leitura podem ser feitas pausas para ouvir a música, que ficará de fundo para os narradores.

Brincando com os personagens

Imaginar como são: desenhá-los, descrevê-los;
Desafio de desenho e pintura: concurso de Sanchos e Quixotes;
Procurar fotos na internet dos personagens e montar um mural. Depois ler em voz alta algumas falas para ver se os alunos descobrem de que personagem são;
“Quem é quem?” com os personagens do mural. Dividir a sala em dois grupos pode ser divertido aqui;
Escolher um personagem do mural e inventar uma nova vida para ele, uma aventura ou imaginar como seria atualmente;
Escrever uma carta ao personagem que cada um escolher.

Brincando com o ambiente

Localizar “A Mancha” em um mapa;
Descobrir e seguir rotas sobre um mapa;
Localizar lugares, populações;
Construir murais que mostrem a paisagem;
Investigar sobre os tais moinhos;
Desenhar os moinhos;
Confeccioná-los usando materiais diferentes;
Pesquisar sobre costumes e condições de vida da época;
Imaginar uma aventura do protagonista em outros lugares, cidades ou países diferentes.

Brincando com palavras

Sopas de letrinhas;
Palavras cruzadas;
Desafios de vocabulário, trabalhar em diversos níveis, com graus de dificuldade variados;
Elaboração de pequenos dicionários visuais — escolhe-se um objeto, desenha-se e escreve-se uma simples explicação sobre suas partes ou elementos;
Associação de palavras e objetos aos personagens;
Agrupar palavras de uma lista por campo semântico;
Trabalhar com frases curtas e simples da obra e completá-las com outras novas, para formar rimas: “Tinha em sua casa uma ama que passava dos quarenta/que cuidava da casa e estava sempre atenta”.

Brincando de investigador

Copiar e ilustrar algumas frases ou refrões que apareçam na obra;
Copiar conselhos que Don Quixote dá a seu escudeiro Sancho;
Copiar (talvez cozinhar) a culinária da época: fazer fichas de receitas;
Copiar gírias de uso cotidiano: saudações, despedidas etc.
Suficiente? A parte da leitura e interpretação já está bem trabalhada. Vamos passar para a parte da escrita.

Estimulando a escrita

Escrever uma carta que os próprios personagens nos teriam enviado, de algum lugar da Mancha;
Texto no qual um personagem descreve a si mesmo;
Desfile de modelos: entregamos a foto de um personagem e os alunos devem descrevê-lo utilizando comentários como se fosse um desfile de moda;
Transformar um episódio que já tenha sido comentado na aula em uma notícia, utilizando a linguagem dos jornais;
Entrevista com um personagem: elaboram-se as perguntas antecipadamente, tendo em vista qual seu papel na narrativa;
Reescrever um capítulo em forma de quadrinhos;
Escrever um capítulo em forma de crônica: colocar a hora em cada um dos acontecimentos;
Escrever poemas simples em torno do personagem, objeto ou fato.
Todo mundo escreveu, leu, interpretou? Agora é hora do foco na dramatização: os alunos devem sentir-se parte da história e reviver os fatos do livro.

Fazendo teatro e outras representações

Escolher um capítulo e adaptá-lo para linguagem teatral;
A dita representação pode (e, de preferência, deve) ter acompanhamento musical, corais etc.;
Representações com fantoches: pode-se adaptar um capítulo para crianças, utilizando linguagem muito simples;
Teatro de sombras: podemos optar pela construção de figuras ou sugerir que os próprios alunos atuem diretamente.
E agora é hora de desenvolver as habilidades de produção artística.

Oficina de artistas

Fazer marca-textos: os próprios alunos podem desenhá-los, depois plastificá-los;
Pintar camisetas com cenas da obra, falas de personagens ou o que mais desejarem;
Decorar recipientes de vidro com pintura especial para isso;
Fazer a armadura de Don Quixote utilizando cartolinas prateadas;
Confecção de máscaras com a técnica do jornal picado, farinha e água;
Confecção de fantoches utilizando material reciclável.

Nenhum comentário: