PROJETO DE LEITURA E ESCRITA
JUSTIFICATIVA:
A cada dia temos observado e constatado um problema sério em nossas salas de aula que é a desmotivação da prática da leitura, quando não, a “falta total” dela em nossos alunos do Ensino Médio, associado diretamente a um desinteresse por atividades que exijam deles essa habilidade.
Assim, muitas são as dificuldades encontradas para fazer com que a leitura encontre espaço verdadeiro e aprazível entre os alunos.Como resultado desse quadro, o nível de aprendizagem dos discentes não tem sido o esperado, gerando baixos índices de desempenho, inclusive nas avaliações externas e, principalmente na disciplina de Língua Portuguesa que envolve a leitura e a escrita como base de fundamentação.
Preocupados com essa premissa e acreditando ser a escola o ambiente propício para o desenvolvimento do hábito de leitura e habilidade na escrita, nos propomos oportunizar aos nossos alunos fazerem uma viagem pelo mundo da literatura com Raquel de Queiroz, permitindo-lhes o acesso à informação nas diversas áreas do conhecimento, além de possibilitar aos mesmos conhecer a importância dessa grande autora para a literatura cearense e brasileira.
Diante desse contexto é preciso salientar que os professores de Língua Portuguesa se propõem a desenvolver o Projeto: Viajando pela Literatura com Raquel de Queiroz, apoiando-se em sua história de vida, obras, documentários e trajetória literária. Esperamos com a realização do referido projeto, despertar o interesse pela leitura de forma atrativa e prazerosa, contribuir para a melhoria dos resultados de aprendizagem nas avaliações internas e externas, bem como preparar nossos alunos para o mundo do trabalho.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Compreendemos que a língua deve ser trabalhada na escola como é utilizada na sociedade. Portanto, é preciso possibilitar aos educandos situações em que falar e escrever tenham finalidades específicas, para que o ato em si, não se configurem num exercício mecânico e sem sentido. É relevante saber que o projeto de leitura e escrita transforma a sala de aula numa oficina, em que os alunos são os artesãos, e cujo produto deve ser lapidado-reescrito, avaliado e melhorado tantas vezes quantas forem necessárias. Esse trabalho possibilita envolvimento coletivo e propicia um ambiente de cooperação, solidariedade e interação do grupo na busca do conhecimento.
Sob essa ótica, o projeto ora apresentado, busca viajar na literatura brasileira para retratar e fazer menção à escritora Raquel de Queiroz em homenagem a seu centenário.
Sabemos que a literatura brasileira é muito rica, pois somos privilegiados por termos nomes importantes na nossa literatura, embora poucos conheçam a história dos grandes autores que fizeram história nessa área, em que uns declararam um Brasil com belezas, riquezas e glórias; outros denunciaram as injustiças na sociedade, enquanto que outros apresentaram a realidade brasileira tal qual, seus aspectos geográficos, históricos, sociais, etc. e Raquel de Queiroz não foi diferente, além de fazer parte desse contexto, é também cearense.
OBJETIVOS
- Aprimorar o processo de leitura e escrita de nossos alunos, principalmente os que se encontram em defasagem, através do acesso a conhecimentos sócio-históricos, geográficos, políticos, econômicos e culturais fornecidos pelas obras de Raquel de Queiroz.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conscientizar os alunos de que a conquista das habilidades de leitura e escrita é a melhor maneira de compreender o mundo e nele atuar criticamente.
- Ampliar conhecimentos linguísticos através de leituras que explorem diversos níveis de linguagem;
- Melhorar a aprendizagem da língua, considerando os aspectos interdisciplinares de forma contextualizada;
- Entender a Literatura como instrumento de conhecimento do homem e análise de questões sócio-econômico-culturais no contexto em que está inserido.
- Proporcionar o crescimento intelectual do educando através da socialização das informações obtidas no desenvolvimento das atividades propostas.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projeto contemplará as três séries do Ensino Médio nos turnos diurno e noturno. Sua execução dar-se-á mediante variadas atividades realizadas a partir de pesquisas literárias, visitas à casa de Raquel de Queiroz, entrevistas, documentários, leitura das obras da autora, seminários para exposição de obras, objetos, dramatizações e finalmente a publicação de um livro produzido pelos alunos: O Recriando poesias, cordéis, contos e crônicas, abordando os temas explorados nas obras lidas.
METODOLOGIA E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
As atividades serão realizadas preferencialmente, na área de Linguagens e Códigos, interdisciplinando-as com as demais áreas, com ações específicas para cada atividade a saber:
· Sensibilização à leitura das obras propostas;
· Navegando na Internet (pesquisas e exposição sobre o momento histórico da obra e a vida da escritora Raquel de Queiroz);
· Exposição e divulgação das obras de Raquel de Queiroz, incentivando à leitura das mesmas, no mural da escola;
· Envolver as disciplinas de Arte-Educação, História e Geografia para desenhar, expor dados históricos e geográficos da região retratada nos livros;
· Dramatizações e confecção de panfletos, painéis, cartazes com o enredo da obra lida, focalizando a temática abordada nos livros;
· Visita à casa de fazenda da escritora Raquel de Queiroz
· Exibição de documentários sobre a escritora e vida literária;
· Recontando histórias dos livros lidos em sala de aula (seminários)
· Recriando: Produção de poesias, cordéis e História em quadrinhos, explorando temas abordados nos livros.
VIVÊNCIAS
· Relato de experiências
· Arte-Educação: Dramatização de uma obra
· Curiosidades sobre as obras lidas e a vida da autora.
CRONOGRAMA
As atividades serão desenvolvidas no período de 22 de março a 30 de junho, inseridas no conteúdo programático.
AVALIAÇÃO
Apresentação dos trabalhos através de exposição e seminários e Produção de Textos para publicação de um livro.
EQUIPE DE TRABALHO:
Execução e orientação do projeto: Professores de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Maria Emília Rabelo.
Professor coordenador: Maria José Nobre de Almeida
quinta-feira, 11 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário