segunda-feira, 8 de março de 2010

Planejamento do 2º dia

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2009

Planejamento - 2º dia

Abertura: Catador de Pensamentos - Monika Feth – Antoni Boratynski
- Oficina – Compartilhando Experiências.
- Trabalhar os conceitos de gênero literário e gênero não-literário a partir da “Chuva de conceitos” (proposta de trabalho de Celso Antunes: todos falam o conceito que têm sobre o assunto; esses conceitos serão escritos no quadro e, ao final, é construído um conceito de cada assunto abordado que sintetize tudo o que foi falado).
- Atividade: A partir da Aula 8 do AAA3, p.68:
“Criando o varal de poesias” (fragmentos de poemas / remontagem / produção): criação do grupo, individual ou cópia de outros autores, com a referida identificação.
- Gêneros Literários e não – literários – TP3 p. 56
- Música: José – Letra de Carlos Drummond de Andrade.
- Trabalhando com a música.
- Dicas de para trabalhar textos -10 Sugestões para trabalhar com textos
- Leitura compartilhada: “Ampliando nossas referências” – Gêneros textuais: definição e Funcionalidade (Marcuschi), p.45
Retomar as questões abordadas no dia anterior.
- Apresentação de slides: Tipos Textuais
- Atividade: A partir da Aula 8 do AAA3, p.100:
“Identificando sequências tipológicas”.
- Exibição de vídeo: “O coiso” – Grupo Os Barbichas
Abordar a descrição e a escolha de palavras que envolvem esse processo.
TARDE
- Apresentação de slide: As 7 maravilhas do mundo.
- Reflexão
- Apresentação de slides: Intertextualidade, intergenericidade/hibridização.
- Descobrindo os tipos textuais. P. 81 - AAA3
- Atividades: A partir da Aula 3 do AAA3, p.118 e do “Avançando na prática”, p. 172.
- Ampliando nossas referências p. 129 – TP3
- Dinâmica para produzir um texto descritivo.
Coloca - se os nomes e/ou vários objetos dentro de uma casa. Em seguida é sorteado e cada pessoa vai descrever o objeto sorteado sem que mencione o nome do objeto para que as demais pessoas descubram só pela indicação.
- Música: “Do muito e do pouco”, Letra: Zé Ramalho; Música: Oswaldo Montenegro:
- Relação intertextual: provérbio x texto literário.
- Lição de casa p. 185 – TP3
Avaliação.

LEITURA COMPARTILHADA
Gêneros Textuais: Definição e funcionalidade – Marcuschi, p. 45.
MATERIAIS PARA AS OFICINAS
Cola, tesoura, aparelho de som, data-show ou retroprojetor, tela para projeção, clipe, papel craft, pincéis atômicos, barbante, folhas de papel A4.
SLIDES - POWERPOINT
Tipos Textuais
Intertextualidade, intergenericidade e hibridização
Letra da música “Do muito e do pouco”.
Roteiro para a identificação do gênero
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeo: “Troca” – Grupo Cia. Barbichas de Humor – Espetáculo Improvável
Exibição de vídeo: “O coiso” – Grupo Os Barbichas
Música: “Do muito e do pouco”, Letra: Zé Ramalho; Música: Oswaldo Montenegro.

Nenhum comentário: