PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADOR-CURSISTA: ELIVANIA MACHADO DE SOUZA
COORDENADOR DA ÁREA DE LP: PROF. DR. DIONEY M. GOMES
FUNÇÃO: FORMADOR (x ) COORDENADOR ( )
FORMADORA-UnB: Guiana de B. Sousa Izaías Nº DE CURSISTAS: 19
RELATÓRIO DO MÊS DE FEVEREIRO/2010 - DIA 25.02.2010 -
MUNICÍPIO/ESTADO: RUSSAS - CEARÁ
DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS DO MUNICÍPIO
O nosso quinto encontro do GESTAR aconteceu nesta quinta-feira dia 25 de fevereiro de 2010, no CVT da cidade de Russas – Ceará. Iniciou-se com a oficina compartilhando experiências a qual oportunizou a todos os cursistas momentos significantes, podendo mostrar a todo o grupo o desenvolvimento do programa em sua escola, na sequência aconteceu a apresentação em slide “Acredite em si mesmo” a qual toda turma refletiu sobre esta mensagem de autoestima, em seguida, o grupo reunido trabalhou o texto de Clarice Lispector que retratava duas possibilidades de leitura, então lemos, interpretamos e partilhamos conhecimentos, que percebeu-se que se trata de um mesmo texto com estas possibilidades de leitura e interpretação. Dando sequência houve a exibição dos slides sobre coesão, a qual estudamos e compartilhamos mais uma vez os saberes, foi no entanto uma ótima discussão a qual todos os cursistas participaram e interagiram, assim realizamos a atividade 6 da TP 5, página 128 e a atividade 10 também da TP 5, página 143. Dando continuidade aos estudos sobre coesão, lemos o texto “Carta de um louco para o maluco” de Nathasha Pimenta a qual abriu-se novamente as discussões sobre o estudo em questão e realizamos uma nova versão para o texto dando a ele coerência e coesão necessária. Em seguida ouvimos e cantamos juntos a música “Passe em casa” dos Tribalistas que veio como sugestão na TP 5 página 156, a abordagem da letra da música a apatir da reiteração ou repetição de expressões ou ideias – coesão sequêncial, com atividade 12 na TP 5 página 150. Na ocasião foram apresentados os slides sobre acordo ortográfico como forma de sugestão para levar para as salas de aula, informação e descontração e os slides sobre figuras ambíguas – texto não verbal com várias possibilidades de leitura e interpretação a fim de entender a implicação da ambiguidade em determinados textos mostrando o exemplo em varias situações. O período da tarde iniciou-se com a exibição dos slides “Ninguém é Perfeito” uma mensagem de reflexão mostrando-nos que por mais virtudes que alguém tenha, cometerá, em algum momento da vida, pequenos deslizes. Dando continuidade fizemos a apresentação dos slides “Relações Lógicas no Texto” e a atividade a partir da aula 7, TP 5, página 117, identificamos assim as relações lógicas de negação. A apresentação em slides da história em quadrinhos “As sombras da vida” de Maurício de Sousa, abriu espaço para novos questionamenstos e posicionamentos, na continuação de nossos estudos durante este encontro assistimos ao filme “Narradores de Javé”, que retratou a respeito da oralidade, processo de construção da escrita, relação entre oralidade e escrita, análise das práticas de letramento, relação entre o ser alfabetizado e o ser letrado no contexto do filme. Encerramos o nosso dia com o belíssimo texto de Rubem Alves – Pipocas da Vida e avaliação do dia. Portanto, acredito que todos tenham gostando e aproveitado bastante o dia de enriquecimento mútuo.
quarta-feira, 3 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário