CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2009
PLANEJAMENTOS
FORMADORAS:Elivania Machado
CRONOGRAMA:1º dia
APRESENTAÇÃO:
8:00 às 8:30 – Café da manhã
8:30 às 8:40 – Composição da mesa
8:40 às 9:00 – Fala do Coordenador da 10ª CREDE
9:00 às 9:40 – Exposição do Guia Geral
9:40 – Divisão por turmas
IDENTIFICAÇÃO:
GUIA GERAL e TP 3 UNIDADES 09,10,11,12
OBJETIVOS
Unidade 9:
Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico;
Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
Unidade 10:
Distinguir as características de gênero literário e gênero não-literário;
Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.
Unidade 11:
Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
Unidade 12:
Relacionar seqüências tipológicas à classificação de gêneros;
Analisar seqüências tipológicas em gêneros textuais;
Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.
PROCEDIMENTOS
MANHÃ (1º dia)
Apresentação:
Dos materiais e da dinâmica de trabalho;
Do Guia Geral (resumo esquemático em PowerPoint);
Apresentação da Formadora:
Exibição de slides com o texto: “Quem é você, afinal?” – Jonas Ribeiro.
Elaboração de texto autobiográfico: dinâmica do livro em dobradura.
Apresentação do vídeo “Metodologia ou Tecnologia” e da música “Estudo Errado”:
- Refletir sobre os métodos utilizados em sala de aula.
- Abordagem sobre a importância, a necessidade do planejamento tanto nas atividades do Gestar quanto na prática diária.
Exibição de vídeo: “Troca” – Grupo Cia. Barbichas de Humor – Improvável
Exibição de slides do livro “Zoom” – Istvan Banyai:
Trabalhar a importância de reconhecer o aluno como um ser integral, que traz consigo conhecimentos variados.
Apresentação de slides: Conceitos abordados na TP (texto; prática social e discursiva; interação;
competência linguística e sociocomunicativa; suporte; gêneros textuais).
Em grupo, ler e analisar o texto da Coroa (Apostila)
Em dupla, identificar o gênero do texto escolhido a partir de Roteiro, utilizando os conceitos trabalhados.
Trabalhar os conceitos de gênero literário e gênero não-literário a partir da “Chuva de conceitos” (proposta de trabalho de Celso Antunes: todos falam o conceito que têm sobre o assunto; esses conceitos serão escritos no quadro e, ao final, é construído um conceito de cada assunto abordado que sintetize tudo o que foi falado).
Atividade: A partir da Aula 8 do AAA3, p.68:
“Criando o varal de poesias” (fragmentos de poemas / remontagem / produção): criação do grupo, individual ou cópia de outros autores, com a referida identificação.
Avaliação.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário